Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

DEUSES GREGOS:ZEUS, HADES E POSEIDON



Introdução



Zeus é o principal deus da mitologia grega. Era considerado, na Grécia Antiga, como o deus dos deuses. O nome Zeus em grego antigo significava “rei divino”.





Genealogia e filhos de Zeus

Zeus era filho mais jovem do casal de titãs Cronos e Rea. Casou-se com a deusa e irmã Hera (deusa do casamento). Porém, de acordo com a mitologia grega, teve várias amantes (deusas e mortais) e vários filhos destes relacionamentos. Os filhos mais conhecidos de Zeus são: Apolo (deus da medicina e da luz), Atenas (deusa da sabedoria e da estratégia), Hermes (deus do comércio e dos viajantes), Perséfone (deusa do mundo subterrâneo), Dionísio (deus do vinho) , Herácles (herói grego) , Helena (princesa grega) , Minos (rei de Creta) e Hefesto (deus do fogo).

Poderes e atributos

De acordo com a crença dos gregos antigos, Zeus ficava no Monte Olimpo governando tudo o que acontecia na Terra. Era considerado também o deus do céu e do trovão. Era representado nas pinturas e esculturas num trono ou em pé, ao lado de um raio, carvalho, touro ou águia. Estas representações simbolizavam qualidades e poderes (rapidez, força, energia, comando) atribuídos ao deus.

Mitologia romana

Entre os deuses romanos, na mitologia romana, Zeus era conhecido como Júpiter, possuindo as mesmas características e atributos da mitologia grega.

Hades

Na mitologia grega, Hades era o deus responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte. Era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Poseidon (deus dos mares).

A passagem mitológica mais conhecida envolvendo o deus Hades é aquela em que ele rapta Perséfone, filha da deusa Deméter, para viver com ele no mundo subterrâneo, tornando-a sua esposa. Este mito é mais conhecido como o Rapto de Cora (como Perséfone era retratada na mitologia romana).
Hades era um deus que provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome. De acordo com a mitologia grega, Hades era muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costuma interferir nos assuntos terrenos.
Hades possuía um companheiro que era o seu cão Cérbero. De aspecto monstruoso, com várias cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.


Poseidon

Quem é, mitologia grega, deus dos mares, figura mitológica, imagem poseidon.
Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Era filho do titã Cronos e Rea, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus das almas dos mortos, do subterrâneo).
De acordo com a mitologia grega, Poseidon teve várias amantes e com elas vários filhos como, por exemplo, o gigante Órion e o ciclope Polifemo.
Poseidon aparece em vários mitos da Grécia Antiga. Num deles, disputou com a deusa Atena o controle da cidade-estado de Atenas, porém saiu derrotado. Num outro mito ajudou os gregos na Guerra de Tróia. Fez isto para se vingar do rei de Tróia que não havia lhe pagado pela construção do muro na cidade.

102 comentários:

  1. Respostas
    1. aciste o filme furia de titãs qui vc vai ter mais informacoes, eu n acho qui seja n exatamente

      Excluir
    2. era um mostro que ades cuidava ate que zeus mandou seu irmao soutar o crakem seu pai de todos ordemou que ades soutace mais um semi deus persceu filho de seu meto de crono vei e mato o crake com a cabeca da medusa ?sABIA que poseidom tem um filho me diga o mone dele?

      Excluir
    3. deus.esisti sim sabe porque ele asiste zeus deus do raio qundo ta chovendo cai muito raio e zeus enfuresido com os humanos pararao de rezar.ades enperador dos mortos quamdo um alma pecadora e cupada de um crime ela nao vai para os eliseos.ela vai para o subimundo.deus do mar poseidon deus sabio ele goverma os pilares de cada oceamo quando o mar ta muito mervoso poseidon com seu tridente esta vendo as pessoas pegando suas criatura do mar. efesto o deus caido ele vive ma ilha de caliou ele e o deus que criou as armas dos deus .zeus foi um raio.ades carvo.poseidon foi o tridenti e porutimo o pai de todos cromos e sua esposa rea

      Excluir
    4. Não o Kraken não é e nunca foi filho de Hades, alias na Mitologia Grega nunca se falou de um filho de Hades, essa estória de filho de Hades foi apenas adaptada para o filme "Furia de Titãs", se vc der uma pesquisada rápida vai encontrar a origem do Kraken, que na realidade é um monstro da Mitologia Nórdica

      Excluir
    5. concordo com você, Kraken é um bicho que parece um pouvo, só que muito maior

      Excluir
    6. nao, eu concordo com o rafa claro q o kraker so foi usado no filme para fazer a encenaçao.

      Excluir
    7. o kraken ou krakem como queira chamar é a criaçao de hades para destruir o mundo e tomar o controle do olimpo ou seja ele é mais ou menos o filho de hades

      Excluir
    8. meu deus, o português dos anônimos tá bom hein

      Excluir
    9. kraken está presente tanto na mitologia nórdica quanto na mitologia grega. na nórdica usavam a história do kraken para deixar os navegadores com medo de atravessarem certos lugares (se não me engano). ja na grega ele foi criação de hades

      Excluir
  2. não trata-se de um polvo ou lula gigante e é confundido por aparecer na mitologia grega como uma serpia gigante.ver filme pirata do caribe

    ResponderExcluir
  3. Olha está muito bom seu blog, continue postando mais arquivos interessantes como os dos deuses. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Wwwoohhoowwww Isso aê Poseidom o protetor do surf, com um pedaço de seu tridente fiz minha pracha... Margarida

    ResponderExcluir
  5. seu blog ñ tem muitas informaçoes,procure por mais.

    ResponderExcluir
  6. eu recomendo que quem esta lendo veja o filme Percy Jackson eo ladrão de raios é muito bommmmm eu adorei.Fala sobre deuses!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti Percy jackson e o mar de monstros ,mas vou assistir esse tbm parece ser mt bom.

      Excluir
    2. NÃO ASIS TIU ENTÃO ASISTA EU JA ASISTI Percy jackson eo ladrão de raios ele ate corta a cabeso da medusa

      Excluir
  7. ava e serio tenho 20 anos e sei tudo sobre os deuses da grecia antiga quando tinha 7 anos descobri e eu acho nao me lembro mais cronos foi para o tartaro algums dias semanas meses anos comseguiu sair do tartaro e foi para o vulcao de woliwood eu acho e a quauquer dia semana mesmano elecospira sopre o pais que ele voi

    ResponderExcluir
  8. eu adoro mitologia greco roma mas so olhei este texto por que o meu professor pediu

    ResponderExcluir
  9. nâo assista percy jackon o ladão de raio e uma merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao nao e NAO cada um tem sua opiniao falou ?

      Excluir
    2. Sinto muito descordo Percy Jackson e ladrao de raios e um filme excelente!

      Excluir
    3. tb acho mas agora quero ver percy jackson eo mar de monstros

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. eu gostei muito desse site pois ele me deu umm 10 em historia sobre hades eu apre4ndir muitas coisas sobre ele

    ResponderExcluir
  11. muito interresante sou professor de historia e este mes todo estaremos estudando deuses nesta semana sorteamos hades e poseidon gostaria de mais informaçoes para conversar com os alunos se quiser me procurar o numero e 35222047 dou aulas particulares tambem esmeraldas,betim,belo horizonte e contagem

    ResponderExcluir
  12. adorei,mas vc tem q colocar + coisas sobre eles

    ResponderExcluir
  13. Eu,tambei gosteimunto.

    ResponderExcluir
  14. Achi o site muito interesante ... ,mas a acho que ele fala muito mais de ZEUS e HADES,deichando a degeja um poco da historia de POCEIDON... .

    ResponderExcluir
  15. nossa odorei este site, vou tirar um dez em Historia!!

    ResponderExcluir
  16. porra gostei. uma recomendaçao: leiam os livros de Percy Jackson e os oimpianos para saber mais sobre mitologia.

    ResponderExcluir
  17. giovana machado mourão13 de fevereiro de 2012 às 08:37

    nossa nao sabia que atenas hermes efestus eram filhos de zeuz crakem nao e filho de hades e nao fala nada disso no livro e no filme percy jacksom eu adoro poceidom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ue tbm amoooooooooo o poseidon é o meu favorito pq os meus olhos sao mais azuis doque o mar e por isso meu pai me cham a filha de poseidon kkk eu tbm amoo o filme "Percy jackson E o ladrao de raios é muitoo fera :)

      Excluir
  18. melhor ler o livro percy jackson do q ver o filme

    ResponderExcluir
  19. adoro mitologia e principalmente os deuses:
    Atena, Artemis, Apolo e Hades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostro do kratos

      Excluir
    2. eu tambem gosto muito, apesar de ele ser o good of wor o deus da guerra

      Excluir
    3. é muito maneiro, e é o jogo que eu mas gosto. Vale a pena jogar.

      Excluir
    4. NAO sei porque .....mas já gosto do Ares !!!!!!

      Excluir
    5. Ja eu gosto do Poseidon

      Excluir
  20. Ameii esse blog vo tira 20 :) mt bom kem criou esse blog parabéns :)

    ResponderExcluir
  21. Gostei bastante do blog está realmente bem esplicado e para quem está à procura sobre esse assunto assista o file Percy Jackson e o ladrão de raios o filme é ótimo e o tempo todo fala os deuses, eu não gostava desse assunto mais depois que assistir o filme mudei de opinião o filme gente é maravilhoso muito bom mesmo, fala sobre todos eles Os deuses do Olimpo,Hades e Poseídon, assistam vocês vão amar e entender melhor esses deuses e o que eles fazem, e sobre o blog que ele continue assim pois é ótimo e eu gostei bastante, e espero que continue postando mais curiosidades sobre os deuses e vários outros assuntos, obrigado!

    ResponderExcluir
  22. eu acho que de veriam ter mais historias sobre zeus,poseidon e ades juntos na mesma hitoria,muito obrigado,pois graças ao site eu fiz tres trabalhos de historia dos deuses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc, ter mais informacoes sobre hades poseidon e zeus, tipo qui nem falou do kratos o famoso good of woor

      Excluir
    2. Concordo esse site muito bom. Esse site te muitas informações muitos legais. Mas realmente devia ter mais coisas falando sobre a mitologia grega principalmente sobre os principal deuses.

      Excluir
  23. eu sei tudo sobre esse assunto cronos comeu seus filhos menos zeus zeus deu um remedia para ele fumitar seus irmãos os irmão de cronos lutaram por caida de irmão zeus e seus irmãos lutaram com os deuses titanicos que eram irmãos de cronos zeus e seus irmãos apreseonaram os deuses titanicos no tartaro e os dreuses governaram o olimpo

    ResponderExcluir
  24. em zeus e um cocococococo e hades entam poseidon arrebenta ocococococococococococococosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    gregojsxmlsçafçf;]/lsdqqgvtezeus e hades djhbvmkd e kratos tambem cocococo eziom e demais deu do universo e poseidon arrebentando

    ResponderExcluir
  25. olha assistam furia de titas 2 é muito show vcs vão saber de tudo sobre os deuses

    ResponderExcluir
  26. eu gostei muitoooo do site pq me ajudou para fazer o meu trabalho de mitologia grega, tirei nota dez, parabens eu amei!!!!!

    ResponderExcluir
  27. meu pai sempre fala que eu posso ser a filha do poseidon kkkkkkkk pq meus olhos sao mais azuis doque o mar bem azul, e consigo ficar 4 minutos debaixo da agua ai por isso meu pai fala que eu posso ser a filha do poseidon kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. filha da puta putaaa...desculpe pela boca suja, eu so quero chamar atenção eu amei a historia dos gregos e vcs sao ótimooooos

    ResponderExcluir
  29. Eu sou muito a esses deuzes meu preferido é ''poseidon'' eu não sabia a história deles mas já tinha ssistido filmes antes q explicava a mais ou menos a história delles. Uma duvida zeus, Hades e Poseidon elles eram irmãos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , todos eles são filho de Cronos e Reia.

      Excluir
  30. adorei seus textos estão ótimos e bem resumido

    ResponderExcluir
  31. furia de titãs distorce td não tem nd a ver.. a unica coisa é que realmente ele que mata medusa e mata o crakem que sim é criação de HADES. hades tinha uma otima relação com zeus ja que no inicio litaram contra cronos (o pai deles) e o baniram junto com os outros titãs! perseu é um heroi grego e não um titã... ele mata medusa por que um rei ameaça violar sua mãe. ele recebe ajuda de atenas e vence medusa.. bem falaria bem mais mas tenho que ir bj

    ResponderExcluir
  32. crakem e filho dos homi tod mundo usa

    ResponderExcluir
  33. Qual e o filme que mostra a historia verdadeira dos 3?

    ResponderExcluir
  34. qual era a arma de hades, pq zeus tinha o raio poseidon o tridente qual é a de hades?

    ResponderExcluir
  35. horrivel furia de titas o 1 e legal ja o 2 maior besteira cagarama historia toda

    ResponderExcluir
  36. Eu amo os filmes relacionados com deuses gregos...são muito bons !!!! Amo Furia de Titãs !!! Os dois filmes são demais !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo todo filme que tem a ver com deuses gregos são muito interessante.

      Excluir
  37. gosteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. É interessante. Procurei saber desses deuses depois que assistir o filme Percy Jackson e o mar de mostros. No filme Percy é filho de poseidon e aparece também o ciclope Polifemo é muito bom, recomendo!

    ResponderExcluir
  39. Chato a blog viu so to vendo pra mim ganhar nota
    se n vixi n via

    ResponderExcluir
  40. gente eu amo história grega, amei esse blog <33

    ResponderExcluir
  41. assistam percy Jackson o mar dos montros já vi nos cinemas é ótimo assistam

    ResponderExcluir
  42. é maisoumenos maisoumenos (kkk

    ResponderExcluir
  43. eu acho historia grega daora d+

    ResponderExcluir
  44. eu acho daora mitologia grega

    ResponderExcluir
  45. Mas Hercules não era filho de zeus

    ResponderExcluir
  46. Deveriam ter colocado o semideus percidecson na história de poseidon

    ResponderExcluir
  47. muito sem graça o rapto da cora mo sem graça

    ResponderExcluir
  48. percy e filho de poseidon nao e ? pq n fala dele ?

    ResponderExcluir
  49. Adorei o post, explica bem e tals mas esses comentários... a começar que nenhum filme no mundo retrata corretamente a história dos deuses, se quiserem saber, melhor procurar um livro de mitologia, qualquer um, ou até do Percy Jackson que fala super sobre isso, não acreditem no que os filmes falam, maior parte mentira, os filmes de Percy Jackson são bostas porque não falam sobre o livro e omitem parte da mitologia também. O Kraken, não, não é cria de Hades, é da Mitologia Nórdica sim, e o Perseu nem chega perto de nenhum Kraken, na mitologia ele derrota Cetus, criatura cativa do Poseidon. Se precisarem saber sobre mitologia procurem livros ou blogs como esses, os filmes distorcem toda a mitologia. Só o que eu digo.

    ResponderExcluir
  50. Poseidon teve um filho com uma humana?

    ResponderExcluir
  51. E Zeus teve quantos filhos e como é o nome deles?

    ResponderExcluir
  52. Filho de Possêidon chamou-se perseu não?

    ResponderExcluir
  53. Quem é o mais novo eo mais velho eo do meio???

    ResponderExcluir
  54. O blog é bom,mas,trás poucas informações a respeito da mitologia grega.

    Kraken(Não sei escrevi dessa Forma) não é filho de Hades,pois,o mesmo nunca teve filhos,sendo que o Kraken é da Mitologia Nórdica onde foi introdizoda com o passar dos tempos.

    ResponderExcluir
  55. vai se ferrar a partir de hoje eu era um fora da lei que matou amanha um cara chamado dextar

    ResponderExcluir
  56. Zeus é o principal deus da mitologia grega. Era considerado, na Grécia Antiga, como o deus dos deuses. O nome Zeus em grego antigo significava “rei divino”.





    Genealogia e filhos de Zeus

    Zeus era filho mais jovem do casal de titãs Cronos e Rea. Casou-se com a deusa e irmã Hera (deusa do casamento). Porém, de acordo com a mitologia grega, teve várias amantes (deusas e mortais) e vários filhos destes relacionamentos. Os filhos mais conhecidos de Zeus são: Apolo (deus da medicina e da luz), Atenas (deusa da sabedoria e da estratégia), Hermes (deus do comércio e dos viajantes), Perséfone (deusa do mundo subterrâneo), Dionísio (deus do vinho) , Herácles (herói grego) , Helena (princesa grega) , Minos (rei de Creta) e Hefesto (deus do fogo).

    Poderes e atributos

    De acordo com a crença dos gregos antigos, Zeus ficava no Monte Olimpo governando tudo o que acontecia na Terra. Era considerado também o deus do céu e do trovão. Era representado nas pinturas e esculturas num trono ou em pé, ao lado de um raio, carvalho, touro ou águia. Estas representações simbolizavam qualidades e poderes (rapidez, força, energia, comando) atribuídos ao deus.

    Mitologia romana

    Entre os deuses romanos, na mitologia romana, Zeus era conhecido como Júpiter, possuindo as mesmas características e atributos da mitologia grega.

    ResponderExcluir
  57. seus bando de mentira filho da mãe

    ResponderExcluir